FRASE DO MÊS DE JANEIRO: "Abram os olhos e vejam tudo o que conseguirem ver antes que se fechem para sempre" - Toda A Luz Que Não Podemos Ver

Não Pare! F.M.L. Pepper - Resenha


Não Pare! foi uma indicação muito bem vinda de uma das meninas da BGS, Aliscia Wendt. Como eu sou louca, decidi comprar o livro sem ler capas ou contra-capas, queria que tudo fosse uma surpresa. Dessa forma, toda a resenha foi feita sem me basear em nenhuma expectativa. Tinha medo de ler algo muito interessante na contra-capa e como disse a Aliscia, me decepcionar.

Para quem não acompanha as resenhas do blog, divido ela em quatro partes: A primeira com a sinopse do livro. A segunda referente a narrativa e estrutura do texto, por exemplo o jeito da escrita, etc. A terceira onde faço os comentários do livro e a ultima uma ficha técnica que uso para classificar.

Lembrando que você pode pular direto para a parte que quer ler clicando nesse pequeno menu abaixo. 
Faça uma ótima leitura!


NÃO PARE! - F.M.L. PEPPER
Essa resenha pode conter alguns spoilers, que se encontram destacados.


Sinopse

Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! 

Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a adolescência. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! 

Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados? Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada a hora da verdade.



Estrutura e Narração

A estrutura no geral no livro é bem montada assim como a narração. Só tenho algumas criticas a respeito da forma como é narrado. Por ter narrador em primeira pessoa as vezes fica bem cansativo ter a trama interrompida por um pensamento, ou ter o foco completamente mudado por um devaneio. Sei que a intenção de ter narração é primeira pessoa é justamente essa, mas um pouco mais a frente no livro, quando as situações ficam mais intensas e temos mais informações isso deixa tudo muito confuso e difícil de entender.

Acima de tudo, achei que a ideia do livro, foi muito boa, e a autora, F.M.L. Pepper abordou de forma bem leve um tema que seria pesado se fossemos pensar.

Encontrei alguns erros nas páginas, mas porque li a primeira vez em PDF então acredito que os erros estejam somente lá. Ainda não verifiquei no livro mas acredito que não estejam lá. 



Comentários da Mary

Eu não sei por onde começar a comentar sem dar muito spoiler, por isso vou pela coisa mais simples: Nina. 

A Nina é a personagem principal da história, então a narrativa toda é feita por ela que no caso é uma menina de dezessete anos. Ler Não Pare! é como estar dentro da cabeça de qualquer adolescente. É meio confuso, ao menos no começo. Demorei mais que o normal para entrar no ritmo da história, isso porque a Nina parece ter vários lapsos de tempo, uma hora você acha que está em determinada situação e quando se dá conta já é o dia seguinte, ainda não sei se isso é proposital ou não. Além disso, ela passa muito tempo brigando consigo mesma. É super inconstante. E porque eu disse tudo isso? porque se você não leu ainda, tem que estar ciente de como é o estilo do livro. Não vá esperando uma história detalhada, complexa. Leia sabendo que é algo mais jovem (?) e que SIM, você vai passar por momentos de romancezinho e coisas desse estilo.

Outra coisa - aproveitando que falei disso - o livro demora um pouco para ficar "interessante". Não que seja chato, por favor, mas para sair daquela coisa de adolescente do cotidiano. O cara bonito, brigas com a mãe. Eu sou meio chata para ler esse estilo de livro por estar acostumada com outro gênero, talvez você não sinta isso quando ler, mas SE SENTIR, minha dica - e piada horrível é - NÃO PARE! Mesmo, continue lendo porque eu não esperava aquela trama, muito menos imaginava o que estava acontecendo. Quando comecei a perceber eu fiquei tipo "WOW" preciso saber mais.

PS: Eu não li a sinopse antes de ler o livro, então talvez você não tenha essa reação também. 

O livro não dá nenhuma pista de tudo que está acontecendo ATÉ que aconteça. É claro que vão sendo levantadas algumas coisas antes e você pode até pensar "Hm, isso está estranho" mas daria um prêmio para quem adivinhasse EXATAMENTE o que é. É impossível! e olha que ironicamente nas minhas tentativas de escritora eu tinha feito algo parecido e NEM ASSIM isso passou pela minha mente.

Já aviso que não tem como não gostar dos personagens, mas certamente você vai xingar todos eles pelo menos uma vez. Alguns mais que outras. E o meu lado? Acabei o livro sem saber em quem ou no que confiar. ): pois é.

( Contém spoilers )

Uma unica coisa que eu mudaria é a descrição e o jeito como é apresentado as outras dimensões e as hierarquias. Não consegui de primeira fixar o que era Vértice, Plano, terceira dimensão, Intermediário... Só fui entender um pouco mais quando a Leila contou sobre a criação desses universos e isso porque eu entendi o que eram DOIS e dessa forma consegui definir o resto.

O livro explica isso depois mais algumas vezes e ainda assim me parecia um jeito muito confuso. As divisões de clãs então? Eu estou perdida até agora, guardei só os Throns. Ainda pretendo voltar e reler o livro anotando tudo, talvez seja um jeito de fixar.

Eu vou confessar que meu coração gelado derreteu com esse romance entre A morte dela e a Nina - não vou dar spoilers dentro dos spoiles - acho que ainda tenho fraqueza por esse tipo de amor proibido ou que parece irreal e impossível.

( Fim dos Spoilers )

Não Pare! é uma leitura rápida, quando você passa da metade dele e não é O MELHOR LIVRO DO UNIVERSO. Mas é um dos livros que eu acabei querendo mais e qualquer livro que faça isso comigo é DIGNO de ser considerado um ótimo livro. Posso ter brigado muito com ele no começo mas não me arrependi nenhum pouco de ler até o final e me deixar levar por essa história. Ela é linda, apesar de trágica é linda... espero que os outros livros da trilogia sigam por essa linha e me surpreendam, mas caso não, a resenha deles vão estar aqui também em breve !



Ficha da Maryotecária:
Titulo: Não Pare!
Autor: F.M.L. Pepper
Editora: editora Valentina Ltda
Ano da edição: 2015
Gênero: Suspense/Terror
Tempo de leitura: 2h00.

Narração: ★★★☆☆ (3/5)
Personagens: ★★★★☆ (4/5)
Bestiário : ★★★★★ (5/5)
Originalidade de trama: ★★★★☆ (4/5)
Classificação final: ★★★★☆ (4/5)

*categoria apenas para livros de Ficção/Fantasia que apresente criatura/especie nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário