FRASE DO MÊS DE JANEIRO: "Abram os olhos e vejam tudo o que conseguirem ver antes que se fechem para sempre" - Toda A Luz Que Não Podemos Ver

Perdida no hospício de Madeleine Roux - Asylum


"Dê o fora daqui agora mesmo" murmurou uma voz em sua cabeça. Dan estremeceu e só conseguia pensar na maneira como os antigos pacientes deviam se sentir quando chegavam ao manicômio." 

Durante o ultimo final de semana arrumei minhas malas para ir visitar o New Hampshire College, junto com Daniel Crawford, ou Dan, como prefere ser chamado. Nessa viagem me deparei com uma das mais intrigantes histórias que já li.

Asylum se passa no Brooklineum manicômio, daqueles que quando ainda estava em uso, fazia coisas terríveis aos pacientes. Depois de desativado alguém teve a ideia genial de hospedar nele os adolescentes do curso preparatório do New Hampishire College. Apesar do ambiente não ajudar muito, Dan - nosso personagem principal e narrador - acaba encontrando algumas pessoas legais, assim como Abby e Jordan que muitas vezes farão você querer se juntar a eles, enquanto outras vai ter vontade de arranca-los as pressas dos lugares.

O livro Asylum me chamou atenção logo de cara pela capa. Sabe quando a capa salta aos olhos naquela imensidão de livros e você pensa: "Será que por dentro ele vai ser tudo isso?". E não é que foi? Ele tem uma leitura bem fácil, principalmente para quem está começando e costuma desistir logo nas primeiras páginas. Madeleine Roux, a autora, tem uma escrita muito gostosa de ler, não é nada complicada e ainda assim consegue se bem detalhada, as vezes até demais.  

Vale apena ressaltar que logo no começo do livro você já se depara com uma sensação estranha de que algo "maior" está acontecendo, então se costuma ter problemas com livros que te prendam, com toda certeza não terá problemas com esse.

Uma das coisas mais legais que não podem ficar de fora são as páginas dedicadas as fotos. Se você gosta de sentir a história viva, pode ter certeza que elas farão isso por você. Inclusive, as fotos vão te prender em um momento e no outro você não vai querer virar a página com medo do que pode aparecer vai ser. Ah sim, um segredinho: algumas das imagens que você vai ver lá  são de manicômios e pacientes de verdade, quer coisa melhor? digo, pior né...

A narração da história e o desfecho são muito bons. Já adianto que é bom ter SANCTUM - a continuação dele - já em mãos, ou não vai conseguir se aguentar. Por sinal, é bom verificar na livraria que costuma comprar se os livros estão disponíveis, tive que encomendar o Sanctun porque havia esgotado e levei uma das ultimas cópias de ASYLUM.

Para conferir a resenha detalhada do livro, basta clicar aqui

2 comentários: